Qual a relação entre: Atividade física e imunidade?

Sabemos que a atividade física é muito importante para nossa saúde física e mental, mas também é essencial para aumentar a imunidade, especialmente neste momento delicado de coronavírus, onde todos especialistas comentam da importância de estar com o corpo imune. Mas afinal, qual a relação atividade física x imunidade, você sabe?


Nosso sistema imunológico trabalha na defesa do organismo contra ataques recebidos de invasores externos (bactérias, fungos, vírus, etc). Temos diversas formas de aumentar nosso sistema imune e uma delas é a prática regular de exercícios físicos.


Exercícios aumentam a função das células imunes


Quando realizamos movimentos musculares durante o treino e aumentamos nossa frequência cardíaca fazemos com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (pulmão, baço e linfonodos).


Desta forma teremos mais célular imunes circulando pelo corpo, preparadas e pronta para a guerra, destruindo patógenos. Mas esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo que o organismo tem para fortalecer suas defesas.


Exercite-se de 30 a 60 minutos por dia e faça com que seu organismo desencadeie essa resposta imune, deixando você mais protegido.



Aumentar a imunidade ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas


Ser uma pessoa ativa fisicamente ajuda no controle dos hormônios do estresse, ajudando também a combater o diabetes, o que é fundamental, já que este tipo de doença te deixa mais vulnerável a diversas outras doenças.


Mas não exagere nos exercícios...


Como todo remédio o excesso pode se tornar um veneno, por isso tenha sempre o auxílio de um profissional de educação física. Exercícios em excesso de forma consistente pode suprir a função imunológica, aumentando a probabilidade de contrair uma infecção no trato respiratório superior.


Isso pode ocorrer devido ao corpo humano não ter sido desenvolvido para suportar treinos de alta intensidade que duram horas, nestes casos o corpo irá consumir glicogênio (reservas de carboidratos) durante o treino, liberando hormônios do estresse e enviará um sinal vermelho ao sistema imunológico.


Então nunca exagere nos treinos, faça sempre com uma supervisão e orientação profissional.


5 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube

© 2020 Corpo e Mente Academia | todos os direitos reservados.

FUNCIONAMENTO

Seg a Sex: 6:00 as 22:00

Sábado: 14:00 as 17:00

CONTATO

Rua Castro Alves, 135

Vila Mirian | 19013-250

Pres. Prudente-SP

WhatsApp: +55 18 3222-4960