top of page
Renato Villalva

Musculação pode reverter seu relógio biológico!

Atualizado: 24 de jun. de 2023

Um novo estudo investiga como o exercício pode ajudar a rejuvenescer os músculos! A pesquisa mostra que as pessoas que se exercitam regularmente não apenas fortalecem seus músculos, mas também melhoram sua saúde geral, independentemente de quão tarde na vida comecem.


Exercício como remédio anti-envelhecimento

Como resultado de sua capacidade comprovada de prevenir e tratar várias doenças crônicas, os médicos chamam o exercício físico de “polipílula”, porque pode prevenir e tratar muitas das doenças associadas ao envelhecimento.


“O exercício é a droga mais poderosa que temos”, diz o Dr. Kevin Murach, professor assistente do Exercise Science Research Center da Universidade de Arkansas nos Estados Unidos. Ele acredita que o exercício deve ser considerado um tratamento que melhora a saúde e pode prolongar a vida, juntamente com medicamentos e uma dieta saudável.

Por exemplo, estudos recentes descobriram que o exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares, bem como Alzheimer e Parkinson em pessoas mais velhas. Por outro lado, reduções na massa e força muscular estão associadas a menor qualidade de vida e maior mortalidade por todas as causas.


Um novo estudo de fibras musculares de camundongos e humanos mostra como o exercício afeta nossos genes. As mudanças induzidas pelo exercício “reprogramam” os genes das fibras para um estado mais jovem!


As descobertas podem fornecer pistas para o desenvolvimento de medicamentos para imitar esses benefícios em pessoas que não conseguem se exercitar.


Os cientistas esperam que uma melhor compreensão de como o exercício rejuvenesce o músculo envelhecido em nível molecular forneça pistas para futuras terapias antienvelhecimento.

Como o exercício rejuvenesce as fibras musculares?

O exercício pode atrasar o relógio biológico das fibras musculares, promovendo a “reprogramação epigenética” dos cromossomos nos núcleos das células.


A epigenética refere-se a como mudanças químicas afetam a atividade dos genes. Por exemplo, proteínas chamadas “fatores de transcrição” podem aumentar a atividade de determinados genes quando se ligam a sequências específicas de DNA.


Em 2012, o Dr. Shinya Yamanaka compartilhou o Prêmio Nobel de Medicina por sua descoberta de que quatro proteínas podem reverter células maduras especializadas em células mais jovens e flexíveis chamadas células-tronco pluripotentes. Os quatro fatores de transcrição são chamados de Oct3/4, Klf4, Sox2 e Myc, ou simplemente OKSM para abreviar.


Em um novo estudo, cujos resultados aparecem no The Journal of Physiology, o Dr. Murach e seus colegas compararam os efeitos dos fatores OKSM na expressão genética nas fibras musculares de camundongos que fizeram exercícios e camundongos que não fizeram. Os ratos tinham 22 meses de idade, o que equivale a uma idade humana de cerca de 73 anos.


Os ratos do grupo de exercícios correram em uma roda sem peso durante a primeira semana e, nas 8 semanas seguintes, os cientistas tornaram a roda progressivamente mais pesada, anexando pesos magnéticos a ela.


Os resultados sugerem que o exercício reprograma as fibras musculares para um estado mais jovem por meio do aumento da expressão dos genes que produzem os fatores de transcrição, em particular o fator Myc.


Quais os melhores exercícios para pessoas mais velhas?

Para indivíduos com mais de 70 anos, são recomendados exercícios de baixo impacto para o corpo inteiro, com foco na parte inferior do corpo e no core (região do abdômen e da lombar).


Além disso, o treinamento de musculação não é apenas adequado mas altamente recomendado para pessoas com mais de 70 anos.


Para ter resultados consistentes a chave é começar devagar e manter a regularidade.


A caminhada é outro exercício altamente recomendado. Em termos de frequência, um idoso pode caminhar todos os dias, desde que não tenha contra-indicações.


Adiciona-se à caminhada a musculação pelo menos dois dias por semana e treinamento de mobilidade, incluindo alongamento, todos os dias.


Mas além de tudo isso, é muito importante a pessoa mais velha ter uma boa orientação na hora de fazer exercícios, para garantir que eles sejam feitos com segurança e da forma correta.


A Corpo e Mente tem uma equipe especializada em atender pessoas que buscam fazer exercícios para viver uma vida mais longa e livre de doenças. Procure nossa equipe e vem ser Feliz e Saudável!



Fonte: Jones III, R. G., Dimet‐Wiley, A., Haghani, A., da Silva, F. M., Brightwell, C. R., Lim, S., … & Murach, K. A. (2022). A molecular signature defining exercise adaptation with ageing and in vivo partial reprogramming in skeletal muscle. The Journal of Physiology.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page