top of page
  • Renato Villalva

Academias, são mesmo essenciais?

Atualizado: 18 de jun. de 2023

Desde o início desta pandemia, e então do fechamento das academias vivemos em meio a um grande debate, afinal as academias são ou não são essenciais?

Para debatermos isso precisamos conhecer o real motivo que as pessoas buscam as academias e como isso impacta em sua vida, saúde e qualidade de vida!


Quando se pergunta, porque fazer academia?

A maioria das pessoas logo imaginam que a resposta está relacionada a fins estéticos como emagrecimento, ganho de músculos, fortalecimento pra ficar tudo "durinho", ou seja, todos voltado para a beleza.


Mas engana-se quem assim pensa. Os principais benefícios de se praticar atividade física estão ligados diretamente à saúde!


É como sempre costumo dizer, a estética é uma consequencia dos treinos mas o principal benefício é a melhora da saúde da qualidade de vida e do bem estar, por isso vou listar abaixo alguns dos benefícios e você poderá tirar suas próprias conclusões.


FORTALECE OS OSSOS


Levantar pesos não melhora só os músculos, mas a musculação melhora também os ossos fortalecendo-os. Quando realizamos uma série de exercícios na academia, o corpo além de recrutar as fibras musculares também "puxam" os ossos para realizar o movimento, gerando assim a produção de novas células, deixando os ossos mais densos e fortes.


Além disso, músculos fortes se tornam um tipo de "air-bag" dos ossos diminuindo consideravelmente os riscos de fraturas.


MELHORA A SAÚDE CARDIOVASCULAR


Praticar atividade física torna o coração mais ativo, com isso o corpo controla melhor a pressão sanguínea e combate o colesterol. E com todo o sistema trabalhando de forma correta, como um "relógio" iremos melhorar também a qualidade do sono, o intestino, o humor, e teremos uma qualidade de vida muito melhor.


ALIVIA O ESTRESSE


Quando treinamos nosso corpo produz "hormônios do prazer" como a serotonina, que quando liberados no organismo nos deixa mais feliz e com uma maior autoestima. Sem contar que a atividade física diminui os níveis de cortisol no corpo, esse é o responsável em elevar nosso estresse. Com o cortisol baixo diminuimos também a ansiedade e o desgaste tão comuns no dia a dia.


MELHORA A FLEXIBILIDADE


A musculação, mais especificamente, é uma ferramenta importante também na melhora da flexibilidade. Séries realizadas com amplitude dos movimentos são tão eficientes quanto exercícios de alongamento específicos e estáticos.


Melhorando a flexibilidade você também melhora sua mobilidade, diminui dores articulares e consegue ter uma vida mais independente e ativa, não importanto sua idade.


ACELERA O METABOLISMO


Lá no inicio falei que muitos buscam a academia para fins estéticos, como emagrecer, mas perder peso muitas vezes pode ser questão de saúde, já que a obesidade gera vários fatores de risco, afetando diretamente a qualidade de vida.


Quando aumentamos a taxa metabólica nos treinos torna o orgamismo mais eficiente, fazendo com que o corpo consuma mais energia e aumente o gasto energético, eliminando assim mais gordura mesmo com o corpo em repouso. Mas claro que também é necessário alinhar ao treino uma dieta equilibrada.


Bom poderia ficar aqui falando por horas sobre todos os benefícios das academias mas vou parar por aqui e deixar com você a conclusão.


Afinal, academias são ou não são essenciais?



53 visualizações0 comentário
bottom of page