A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO AO LONGO DA VIDA

Um programa de exercícios que envolve o fortalecimento dos músculos pode ajudar a reduzir problemas relacionados à perda muscular.


Já viu uma água-viva? Sem ossos, ela é toda "molenga". Já nós seres humanos temos braços, pernas, tronco e outros ossos, que formam uma estrutura que nos ajuda movimentarmos, dando aos músculos uma base de sustentação.


Ossos e músculos mudam ao longo da vida assim como o resto do organismo, pois estão sujeitos a processos metabólicos. Além disso estão sempre sendo construídos ou destruídos e suas células são renovadas constantemente.


Até os vinte e poucos anos nossos ossos atingem o pico de massa óssea. Após a quinta década da vida, perdemos entre 1% e 2% de massa muscular por ano, mas alguns fatores, como sedentarismo, doenças crônicas e uma dieta pobre em proteínas podem acelerar o fenômeno chamado sarcopenia (processo natural de perda de massa muscular). Por consequência há um maior risco de quedas, fraturas e hospitalizações.


Para as mulheres há ainda mudanças hormonais que acompanham a perimenopausa e a menopausa. Essas mudanças acarretam alterações nos ossos, que com o passar dos anos ficam mais leves, fracos e frágeis. Se o osso torna-se muito poroso pode dar origem à osteoporose, doença que deixa fácil fraturar um osso ou sofrer uma lesão grave com um simples escorregão ou queda. Apesar de atingir mais as mulheres, homens também estão sujeitos à osteoporose.


Musculação, uma Grande Aliada


Por todos esses fatores, quanto mais cedo você desenvolver um alicerce de músculos fortes, melhor será. Mas o fortalecimento dos músculos é importante ao longo de toda a vida para qualquer pessoa. Pesquisas científicas mostram que a musculação pode retardar a perda muscular.


A musculação é a principal modalidade para ganho de massa muscular. O profissional de educação física é a pessoa indicada para elaborar o treinamento.


Para os maiores de 50 anos é importante trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, já que nessa fase da vida é necessária uma atenção redobrada.


Benefícios:


Você só tem a ganhar iniciando o seu treino na musculação! Além de ser uma aliada no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e depressão, a musculação também ajuda no controle e prevenção de diabetes, pressão alta e alterações no sistema metabólico.


Fique de Olho!


Antes de iniciar um programa de treinamento é recomendável um checkup médico, juntamente com a orientação do profissional de educação física, que irá prescrever o treino adequado de acordo com as características de cada indivíduo.


Não deixe para depois, comece hoje mesmo a mudança para melhor em sua qualidade de vida e saúde, nós podemos te ajudar!


#vamosjuntos

29 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube

© 2020 Corpo e Mente Academia | todos os direitos reservados.

FUNCIONAMENTO

Seg a Sex: 6:00 as 22:00

Sábado: 14:00 as 17:00

CONTATO

Rua Castro Alves, 135

Vila Mirian | 19013-250

Pres. Prudente-SP

WhatsApp: +55 18 3222-4960